Os tempos modernos pedem cada vez mais por praticidade e flexibilidade. E esses conceitos já foram incorporados também no universo da arquitetura e do design, com móveis, cômodos e até casas dobráveis, que muitas vezes ganham uma nova função. Garimpamos 10 deles:

Criado pelo designer Jongha Choi, o De-Dimension Furniture é uma coleção de banquinhos que, ao serem pendurados na parede, parecem uma ilustração bidimensional.

Não é necessário nenhuma ferramenta para abrir esta estante "sanfona". Ela conta com várias prateleiras que podem ser montadas de acordo com a necessidade da pessoa.

Créditos: Divulgação

Esta estante se adapta às necessidades do cliente

Mais um da série móveis-sanfona: como uma mola flexível que vai e volta, os sofás podem ser estendidos e comprimidos. Eles são feitos de papel reciclável e aguentam pesos de até quase 2.000 quilos.

Na vibe das esculturas que se desdobram, este pavilhão pop up localizado em Milão, na Itália, foi feito pelo artista Daniel Gonzalez com papelão, fita adesiva, cola, madeira, fios de nylon e motores elétricos para mover as peças.

Esta cadeira pula para fora assim que a pasta é aberta, como figuras 3D em um livro infantil. A criação é do designer japonês Mariko Tsujimoto, que criou ainda estantes e banquetas no mesmo modelo.

Créditos: Divulgação

Basta abrir a "pasta" para a cadeira surgir

Este conceito é um pouco mais ousado: trata-se de uma loja que vai tomando forma conforme é desdobrada. O mais interessante é que, por ser portátil, poderia ser levada a qualquer lugar.

Créditos: Divulgação

E que tal fazer compras em uma loja dobrável?

Este grande pedaço de papelão revela uma mesa de escritório ao ser aberto. E os criadores afirmam que dá para sentar e ter uma reunião como se fosse em uma sala comum.

Que criança não iria gostar de sair brincando com várias casas dobráveis? Feitas de papelão, elas contam com armários, fogões, portas, mesas e estantes. Basta abrir e se encantar com um mundo novo e cheio de possibilidades.

Créditos: Divulgação

Perfeito para as crianças!

Dá até para fazer um apartamento modular, com espaços totalmente personalizáveis e adaptáveis. Ele se transforma de acordo com às necessidades dos usuários: seus painéis de polipropileno deslizam para lá e para cá, formando ambientes totalmente novos.

E, para finalizar, um pop up book em tamanho real para os adultos relembrarem os tempos de criança. O livro gigante marcou recorde no Guinness Book of World Records em 2010.

Por QSocial