Engana-se quem pensa que um projeto “bacanudo” de adega seja o único ponto de encontro entre a decoração da casa e a paixão por vinhos. Baco dá seus pitacos divinos em muitos outros cantos do design de interiores domésticos – e isso depois de enxugar as taças. Como isso é possível? Com a criatividade do artesanato ao reciclar garrafas de vinho – previamente esvaziadas.

A bebida de Baco combina com o outono, e seus vasilhames também; basta beber na fonte do artesanato com garrafas de vinho

Créditos: Reprodução/Brit + Co

A bebida de Baco combina com o outono, e seus vasilhames também; basta beber na fonte do artesanato com garrafas de vinho

E não há tempo para ressaca, sobretudo se a bebida é boa. Um dos usos mais interessantes para os recipientes é o de vaso autoirrigável.

Para fazê-lo, é necessário cortar a garrafa em duas partes. Para tanto, amarre uma corda ao redor do vasilhame na altura em que pretende fazer o corte. Coloque fogo na corda e, quando ela estiver em chamas, mergulhe rapidamente a garrafa em um balde com água gelada. A parte superior do frasco, em que fica o bico, acomodará a terra e a muda ao ser emborcada em um pote com água, como mostra o site Little Projectiles.

Créditos: Reprodução/Little Projectiles

Garrafas aproveitadas para fazer vasos autoirrigáveis

Veja mais detalhes sobre como cortar a garrafa de vinho neste vídeo. E perceba que a parte do fundo dela pode ser transformada em cúpula de abajur. A garrafa inteira também pode ser usada como base da luminária.

Créditos: Reprodução/Lana Red Studio

Observe bem e descubra onde está a garrafa

A criatividade parece ser estimulada pelos drinques vínicos. Que tal, então, encher uma taça enquanto dá um toque outonal ao visual da sala, aproveitando a chegada da nova estação?

Cobertas de tons de laranja e amarelo, as garrafas se transformam em belos vasos decorativos, sombreados no estilo ombré com o uso de tintas em spray – como mostra o tutorial do site Brit + Co. Garrafas cromadas também podem ser uma boa ideia para dar nova cara aos ambientes.

Créditos: Reprodução/Cameo Cottage Designs

Um toque litorâneo na decoração da casa

Se ainda quiser aproveitar o sol que se prolonga do verão, sem problemas. O blog Cameo Cottage Designs ensina como preparar peças com os vidros que serão ideais para enfeitar a casa de praia. Eles são embrulhados por cordas e redes para adquirirem o aspecto litorâneo desejado.

Créditos: Reprodução/Living Well Spending Less

Não vá beber o sabonete pensando que é vinho branco

E não é só beleza que os cascos põem à mesa. Eles também podem fazer as vezes de tocha de citronela, porta-detergente, terrário, móbile e comedouro para pássaros – o preparo deste último você confere neste vídeo publicado pelo site DIY Everywhere. Neste outro, aprenda a fazer um porta-velas.

Créditos: Reprodução/helloglow.co

O fogo, no caso, é o das tochas de citronela

Bem se vê o quanto a bebida de Baco pode nos fazer sonhar – inclusive com novos objetos para a casa. Basta afiar as habilidades no artesanato ao reciclar garrafas de vinho. Mas não beba demais para não meter os pés pelas mãos na hora de fazer tudo o que ensinamos nesta matéria.

Créditos: Reprodução/Mod Podge Rocks

E que tal esse móbile?

Leia também: Artista usa verde da cabeça aos pés e na decoração da casa

Por QSocial