Alguma vez você já se perguntou qual é o idioma mais fácil de aprender? Embora seja diferente para todos, há uma sensação geral de que alguns são mais difíceis de entender do que outros.

Créditos: Maxx-Studio/Shutterstock

O Foreign Service Institute classificou as línguas de todo o mundo pela quantidade de tempo que um falante do idioma inglês demora para aprendê-las

Para dar uma ideia sobre o nível de dificuldade de cada língua, o Foreign Service Institute (FSI), uma entidade governamental americana ligada à diplomacia, classificou os idiomas de todo o mundo pela quantidade de tempo que um falante do idioma inglês demora para aprendê-las. Para visualizar melhore esse ranking, foi elaborado um mapa.

Créditos: Divulgação

Instituto classifica idiomas pelo nível de dificuldade

O mapa de idiomas abrange de Portugal à Ucrânia, e os rankings de dificuldade variam da categoria 1 (cerca de 24 semanas de estudo) para a categoria 4 (cerca de 44 semanas).

Assim, quem estiver procurando aprender um novo idioma com relativa facilidade pode tentar espanhol, italiano ou francês. Em menos de um ano, poderá ser bem compreendido nessas línguas.

Já para aqueles que estiverem procurando um desafio linguístico mais difícil as opções podem ser húngaro, zulu, tailandês ou persa. Levará cerca de 44 semanas (1.100 horas) de estudo, pois são considerados idiomas com diferenças linguísticas e/ou culturais mais acentuadas em relação ao inglês.

Indonésio, malaio e swahili têm nível intermediário de dificuldade e, segundo o mapa, é possível que aquele que tem o inglês como língua materna aprenda esses idiomas em 36 semanas ou 900 horas.

Para conferir a relação completa de idiomas e categorias, consulte mais informações aqui.

Por QSocial