Muita gente já viu a intrigante “Exposição que ninguém queria ver”, que entrou em cartaz na semana passada, no vão central do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR). A mostra recebeu esse nome por reunir quadros coloridos e abstratos, semelhantes a importantes obras de artistas renomados, mas que, na realidade, são imagens de células cancerígenas identificadas em exames de pacientes com câncer de mama.

Créditos: Divulgação

Exposição em Curitiba reúne imagens que "ninguém queria ver"

Idealizada voluntariamente pela agência de publicidade TIF Comunicação, a exposição tem como objetivo alertar para a necessidade de prevenção e cuidados em relação à doença e está vinculada ao Outubro Rosa, o mês da conscientização sobre o câncer de mama.

A ideia surgiu após uma pesquisa feita pelos profissionais da agência, que notaram que as imagens das células das mamas disponíveis em exames de pacientes com câncer se assemelhavam a desenhos abstratos.

As imagens expostas, bem como as informações técnicas, foram cedidas pela médica mastologista Karina Furlan Anselmi.

Créditos: Divulgação

Imagens parecem desenhos abstratos, mas são células cancerígenas detectadas em exames radiológicos

Ao explorar imagens que, à primeira vista, ninguém relacionaria a algo negativo, muito menos ao diagnóstico de câncer, a exposição pretende chamar a atenção das mulheres principalmente sobre a importância dos exames preventivos no combate ao câncer de mama.

Créditos: Divulgação

Objetivo da exposição é alertar sobre a importância da prevenção

Segundo o pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), exames de rastreamento como a mamografia, se realizados periodicamente, possibilitam a detecção precoce da doença, o que pode resultar em um tratamento menos agressivo e com menor chance de mortalidade.

A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam mamografia a cada dois anos. A partir dos 70 anos, o exame deve ser realizado anualmente.

Créditos: Divulgação

Iniciada dia 03 de outubro, exposição ficará em cartaz até o dia 31, em Curitiba

A mostra fica em cartaz até o dia 31 de outubro. O museu Oscar Niemeyer fica na Rua Marechal Hermes, 999, em Curitiba.

Por QSocial