Quase todo mundo sabe a importância de doar sangue. Para valorizar esse gesto e mostrar como ele pode salvar vidas, a Associação Pró-Vita e o Hemorio, estão realizando uma ação inusitada.

Sistema de Banco de Sangue no RJ avisa doador quando o sangue é utilizado

Créditos: Abscent/Shutterstock

Sistema de Banco de Sangue no RJ avisa doador quando o sangue é utilizado

A partir de agora, doadores recebem um SMS em seu celular informando que o  sangue doado foi utilizado para o tratamento de alguém. "Seu sangue está salvando alguém agora mesmo! Pró-Vita e Hemorio informam: o sangue que você doou acabou de ser utilizado. Parabéns!", diz a mensagem.

Os códigos de barras das bolsas de sangue são interligados aos números de telefone, de acordo com a Associação Pró-Vita, responsável pela implementação da iniciativa. Quando o sistema registra que determinado sangue foi retirado para utilização, a mensagem é automaticamente enviada para o doador. A associação garante que o sistema é criptografado, o que mantém o sigilo de doadores e receptores.

Mensagem enviada por SMS parabeniza doadores de sangue

Créditos: Divulgação

Mensagem enviada por SMS parabeniza doadores de sangue

Além de surpreender e fidelizar doadores, a iniciativa tem o objetivo de ajudar a reverter a crise que o banco de sangue costuma enfrentar em dezembro e janeiro. Nesses meses, por causa das férias, o número de doações diminui. Essa tecnologia já foi usada em países como a Suécia, por exemplo, aumentando em cerca de 30% o volume de captação de sangue.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. No caso de menores de idade, é necessária uma autorização dos pais. Mais informações estão disponíveis no site do Hemorio.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.

Por QSocial