Imagine cruzar o país de Norte a Sul gastando quase o mesmo que o valor de uma passagem de ônibus para ir de um bairro ao outro em sua cidade. Parece algo improvável, mas não no que depender da EESCuderia Mileage, formada por alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Univerdidade de São Paulo: eles criaram o Venturo, carro elétrico que poderia cruzar o Brasil com apenas R$ 5.

Créditos: Divulgação

Carro criado por engenheiros da EESC é campeão em eficiência energética

Há mais de dez anos, eles se dedicam a construir pequenos veículos de alta eficiência energética, feitos para percorrer o máximo de quilômetros gastando o mínimo de energia possível. Em 2013, eles lançaram o Faísca, carro elétrico que alcançou o recorde nacional em eficiência energética naquele ano.

Em busca de novos desafios, eles apresentaram recentemente o Venturo, carro que com apenas R$ 5 poderia cruzar o Brasil. O modelo, na verdade, foi pensado para a Shell Eco-marathon Brasil, versão nacional da competição que existe desde 1985 nos Estados Unidos.  Para rodar nas ruas das cidades, o veículo precisaria ser equipado e adaptado às leis de trânsito brasileiras.

Com 24 quilos, O Venturo supera seu antecessor Faísca em leveza. Ele difere também por ser dividido entre a carenagem, estrutura que recobre o veículo, e um chassi econômico, que une a base do carro ao banco do piloto em uma única peça. Essas características o tornam mais leve e aumentam sua eficiência.

Créditos: Divulgação

Equipe desenvolveu carro para Shell Eco-marathon Brasil

O veículo, movido a energia elétrica, consegue rodar durante uma hora e meia com uma velocidade média de 40 km/h. Para recarregá-lo, basta usar um cabo para ligá-lo a uma tomada de 110 ou 220 volts.A Shell Eco-marathon Brasil, que desde o ano passado é realizada no Brasil, acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro, no Rio de Janeiro.

Por QSocial