Um aplicador de absorvente interno desenvolvido no Reino Unido promete fazer algo inédito: ser reutilizado após higienização. Criado por dois empreendedores experientes no setor de higiene feminina, o D. é fabricado com plástico sustentável, antimicrobiano, macio e resistente à esterilização.

Aplicador de absorvente interno reutilizável

Créditos: Divulgação

Aplicador de absorvente interno reutilizável é antimicrobiano, macio e resistente à esterilização

O produto foi lançado este ano pela DAME e tem como proposta reduzir a venda de modelos tradicionais de uso único, fabricados com polipropileno e polietileno, plásticos agressivos ao meio ambiente.

De acordo com a startup, o D. não tem prazo de validade e pode ser utilizado com tampões de outras marcas, embora não haja garantia de que os tamanhos sejam compatíveis.

Papéis e caderno com desenhos do projeto do absorvente interno

Créditos: Divulgação

Projeto dos tampões e aplicadores da marca DAME

Pesquisa realizada pelo Women's Environmental Networkentidade britânica com foco no feminismo e meio-ambiente, cada mulher do Reino Unido utiliza, em média, 11 mil artigos de higiene descartáveis para menstruação durante toda vida reprodutiva.

Tampões, calcinhas de uso único e absorventes geram mais de 200 mil toneladas de resíduos por ano e, para piorar, contêm plástico em sua composição.

Para contribuir na redução deste cenário, a DAME vende também absorventes internos produzidos com algodão orgânico, biodegradável, isento de branqueamento, sem fragrância e hipoalergênico.

Esses produtos, contudo, devem ser descartados logo após o uso.

Créditos: Divulgação

Embalagens para tampões de algodão orgânico da DAME

As embalagens da DAME não ficam fora do contexto sustentável. Além de coloridas, elas são recicladas e possuem fecho zip, que mantêm a higiene e qualidade dos produtos.

É possível investir no projeto com a partir de £16 (cerca de R$ 80) na plataforma de financiamento colaborativo Indiegogo e receber um aplicador D., seis unidades de absorventes internos e uma necessaire personalizada.  

Leia também: Inteligência artificial prevê necessidade de absorvente menstrual

Por QSocial